Design e tela

Logo de cara, a Amazfit Band 7 chama a atenção pelo seu display AMOLED de 1.47”, que cobre toda a frente da pulseira inteligente. Como esperado de uma tela com tecnologia AMOLED, as cores são vivas e permitem uma boa visualização dos números, até mesmo em momentos em que a luz solar bate totalmente nela. Em termos de design, não há muito segredo no dispositivo. A tela é retangular e a pulseira feita de um material emborrachado confortável, e que mesmo com o suor dos exercícios diários não causou reações alérgicas na minha pele sensível — um ponto positivo que pode atrair muitos usuários. Na parte traseira do dispositivo, o conector para o carregador está disponível, e o cabo se conecta de forma eletromagnética com o aparelho — o que, confesso, me assustou em um primeiro momento até eu entender o que estava acontecendo. Por fim, não existem botões físicos na smartband da Amazfit, com todo controle sendo feito através da tela de toque.

Uso e conectividade

Ao ligar pela primeira vez o dispositivo, um código QR é exibido na tela, que, ao ser escaneado, leva o usuário à página da Play Store do aplicativo Zepp. Esse app é utilizado para conectar com a smartband e fazer o monitoramento dos dados dos exercícios. Após baixar o app, a conexão foi simples: só precisei deixar o dispositivo ao lado do meu celular com Bluetooth ligado e logo tudo estava configurado, inclusive com a atualização de software já instalada. Em geral, a utilização não foge muito do que temos em outras smartbands. O dispositivo conta com 120 modos de esportes para diferentes detecções de medidas referentes a cada modalidade, identificação automática de quatro tipos de exercícios: caminhada, elíptico e remo — todos com medidas bem precisas, que ajudam bem a pintar o progresso do usuário nas atividades. Nas medições de saúde, o Amazfit Band 7 consegue detectar a frequência cardíaca, oxigênio no sangue e nível de estresse — esse, inclusive, me fez repensar muita coisa, já que nenhuma medição indicava um nível baixo de estresse (fator abaixo de 50), o que não condizia com o que eu achava que estava acontecendo em meu dia a dia.  Os alertas automáticos da Amazfit Band 7 para essas medidas também foram interessantes. Em alguns momentos durante o teste eu fiquei realmente estressado por algum motivo pessoal e o dispositivo emitiu um alerta pedindo para eu relaxar, inclusive com sugestão de exercícios de respiração. No entanto, isso levanta uma questão se, com um usuário mais animalesco, digamos, o dispositivo não corre o risco de ser destruído ao mandar um “calma lá” — de qualquer forma, interessante. O monitoramento de sono da Amazfit Band 7 também é agradável, checando os estágios do sono, a qualidade e o tempo em que o usuário permaneceu em cada um deles. Curiosamente, este foi mais um momento em que a smartband me mostrou que não estou exatamente bem, levantando questões se preciso de ajuda médica ou não. Um review que pode ter mudado minha vida, veja só. Temos a compatibilidade com a Alexa. Quando eu vi o ícone na caixa do dispositivo, esperava que fosse algo pela tela de toque, mas não! É possível mandar comandos de voz para a assistente pessoal, embora mais atrelados a alarmes e notificações — de qualquer forma, mesmo que em uma implementação pequena, ainda é uma função interessante para ter disponível. Por fim, eu não precisei carregar nenhuma vez a Amazfit Band 7 desde que a tirei da caixa, testando-a por sete dias com uso frequente. A previsão da fabricante é que o dispositivo se mantenha 18 dias sem carga, e posso atestar que essa métrica é verídica — continuarei utilizando alguns dias após o review e atualizarei a matéria caso algo muito fora do normal ocorra.

Conclusões sobre a Amazfit Band 7

Para quem não é um grande entusiasta de exercícios físicos, a pulseira pode então servir como esse importante indicador e, para o público feminino, ainda conta com um detector de ciclo menstrual, uma métrica também de destaque. No entanto, o aplicativo móvel me decepcionou um pouco, só servindo como uma compilação das informações rastreadas pela pulseira. Existem opções de outras marcas, como a Realme, que ficam na mesma faixa de preço, e que tem mais opções no app. Então, talvez, seja bom estar ligado nisso.

Especificações Técnicas da Amazfit Band 7

Veja também: REVIEW: smartband realme Band 2.

REVIEW  Amazfit Band 7   smartband simples  mas eficaz - 86REVIEW  Amazfit Band 7   smartband simples  mas eficaz - 91REVIEW  Amazfit Band 7   smartband simples  mas eficaz - 40REVIEW  Amazfit Band 7   smartband simples  mas eficaz - 91